A Secretaria de Assistência e Inclusão Social realizou nesta sexta-feira, 28 de setembro, a II Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial da Região da Campanha. O evento aconteceu no Centro de Eventos do município.
Após a abertura, aconteceu uma sequência de paineis, tratando da temática, sendo eles:
– Reconhecimento, políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação, ministrado pela painelista professora/dra. Sátira Machado, Unipampa Bagé.
– Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e a cidade e direitos humanos, pelo painelista Dr. Stênio Dias Pintos /Iacoreq e MNU. Coordenador de Mesa: Prof. Roberto Ortiz/NSB.
– Desenvolvimento: A força dos Conselhos, Juventude. Pelo painelista Celso da Silva Procópio/GHC. Coordenada pela Professora Fabiani Franco/Graduanda em Educação do Campo-Unipampa.
Logo após os paineis, foi realizada a votação do regimento interno da conferência, além de ser debatido entre grupos de trabalho, propostas a serem levadas para a conferência nacional. No final da tarde foram eleitos os delegados que representarão a região e defenderão as propostas eleitas.
A secretária de Assistência e Inclusão Social, Tamires Furtado, enfatizou que a conferência é importante para que “o cidadão, junto com o município, venha propor políticas que atendam e possam garantir que as demandas específicas sejam consideradas na formulação e execução dos programas e projetos para beneficiar essa área”, comentou.
Para o prefeito Adriano Castro dos Santos que participou da abertura do evento, esses debates são essenciais, principalmente, para “tornar as políticas públicas igualmente acessíveis a todos os grupos étnicos que compõem a sociedade, faremos o que estiver ao nosso alcance”, falou.
O evento é uma realização da Prefeitura de Candiota, com apoio do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do rio Jaguarão (Cideja), do movimento Negritude Socialista Brasileira (NSB) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.