Evento também anunciou as escolas vencedoras do projeto SSM Candiota Sustentável
Considerada pela organização, a maior Feira de Ciências da região, a VII Feira de Ciências e Tecnologia de Candiota (FEICAN), em parceria com a UNIPAMPA contou neste ano com 73 trabalhos envolvendo desde a educação infantil até o ensino médio, tanto de escolas estaduais como municipais.
O evento aconteceu nessa quarta-feira, dia 21, no Ginásio Municipal Dario Lassance. De acordo com o pedagogo do município, José Ricardo Portella, foram classificados três trabalhos por categoria, totalizando 15 trabalhos para a Feira de Ciências em Bagé, no campus da UNIPAMPA, que acontece dia 30 de agosto. “A classificatória dos trabalhos para uma próxima etapa, motiva os alunos a se engajarem nos projetos”, falou Portella.
A Secretária de Educação Giselma Pereira, destacou que a Feican está entre os maiores eventos de Candiota. “Pois a atividade reúne o maior número de alunos das redes de ensino, envolvendo mais de 500 pessoas no Ginásio, congregando e unindo as escolas tratando de pesquisa e ciência, o que pra nós é uma satisfação, ver crianças desde a educação infantil até o ensino médio participando”, falou. Além disso, a Secretária agradeceu a parceria com a Unipampa.
Durante o evento também esteve presente a Quinta da Estância, executora do projeto SSM Candiota Sustentável, realizado em parceria entre a Seival Sul Mineração e as secretarias de Meio Ambiente e Educação, envolvendo também todas as escolas do município. O projeto que foi lançado em junho na Semana do Meio Ambiente, justamente por ter como objetivo trabalhar com ações ambientais que transformem o senso crítico dos participantes, desenvolveu 120 oficinas e 20 saídas de campo, engajando professores, alunos e pais.
A coordenadora de Meio Ambiente, Cristiane Cechini que na ocasião representou o prefeito Adriano Castro dos Santos, enfatizou a importância dos trabalhos realizados. “Sem dúvidas essa foi uma parceria que deu muito certo, os alunos puderam desenvolver trabalhos importantes na área ambiental, aprendendo ações simples que podem ser aplicadas no dia a dia de cada um, visando a preservação do nosso meio ambiente”, falou.
De acordo com o diretor da Quinta da Estância, Rafael Sittoni Goelzer, o projeto teve 10 avaliadores que avaliaram a escola que desenvolveu o maior e mais abrangente projeto de mudança na sua comunidade no prazo de 30 dias, que foi o prazo estipulado para conclusão do projeto. No entanto, o diretor explica, que duas escolas obtiveram empate técnico e por um consenso dos avaliadores, as duas escolas foram vencedoras, sendo elas a Escola de Educação Infantil Gente Inocente e a escola municipal 20 de Agosto.
“Decidimos que as duas escolas deveriam ser vencedoras, estabelecemos que o troféu ficará 6 meses em cada instituição e as duas serão contempladas com o passeio educacional completo na Quinta da Estância, com data a ser marcada pela direção”, relatou Goelzer.
Além disso, como o projeto teve uma avaliação positiva em Candiota, a diretoria do Quinta da Estância resolveu premiar também a escola que desenvolveu o projeto “Destaque Empreendedor”, que teve como vencedora a escola Jerônimo Mércio da Silveira. Dentro do projeto, a escola criou duas empresas, sendo uma de fabricação de papéis reciclados que doava os produtos para as séries iniciais fazerem desenhos com foco na preservação do planeta. Também planejaram fazer o convite de formatura com este papel.
E ainda cada escola escolherá três professores que mais se engajaram no projeto para realizar atividade de um dia com acompanhamento de monitoria exclusiva do Quinta da Estância. Também estiveram presentes no ato, a primeira-dama Adriana Langort, o Diretor da Seival Sul Mineração, Nelson Kadel Jr e sua equipe e a fundadora do Quinta da Estância, Sônia Sittoni Goelzer, também junto à equipe.