Na última semana a coordenadora municipal do meio ambiente, Josuelem Duarte, esteve reunida em Porto Alegre com o secretário estadual do meio ambiente e infraestrutura, Luiz Henrique Viana, e com a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), Marjorie Kauffmann. Na oportunidade foram tratados assuntos como os projetos de captação de recursos para melhoramentos do gerenciamento dos resíduos sólidos em Candiota, entre outras demandas.
Segundo Josuelem, com a presidente da Fepam foi abordado sobre a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), que é uma espécie de tributo para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais, sendo este um recurso que os municípios têm direito junto a Fepam.
Durante o encontro a coordenadora do meio ambiente, falou em defesa do carvão mineral, explanando diversas medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais no município, para contribuir com o ecossistema. “Agradeço ao Viana e a Marjorie pela atenção e parceria. Saliento que o município de Candiota tem um grande potencial industrial através da geração de energia a carvão, o qual ainda é o mais eficaz no mercado da produção de energia elétrica, por isso temos que fortalecer e fomentar esta riqueza que temos no solo candiotense, sempre preservando e protegendo o meio ambiente”, finaliza Josuelem.