Na manhã da última segunda-feira, 14, estiveram reunidos na hospedaria da CRM, na sede do município, o prefeito Luiz Carlos Folador e o vice-prefeito Paulinho Brum, na presença do Reitor da Universidade Federal do Pampa, Roberlaine Jorge, acompanhado do vice-reitor Marcus Queirol e a pró-reitora de planejamento e infraestrutura Viviane Gentil. Também participaram do encontro o secretário geral de governo, professor Graciano Pereira, presidente da câmara de vereadores e superintendente da CRM Gildo Feijó e o engenheiro João Batista Sampaio, vereadores Hulda Alves e Marcelo Gregório, o secretário de educação Michel Feijó e a coordenadora do polo educacional professora Suélen Funari. Também presentes os representantes da CGT, engenheiro Felipe Rodrigues e Luiz Eduardo Piotrowicz, além da assessora de Comunicação da empresa ENGIE, Simôni Gervasio.
Na ocasião foram discutidas propostas relacionadas ao ensino na capital nacional do carvão, pesquisa e extensão, com a abertura de um polo educacional em Candiota. Os presentes debateram a necessidade de estabelecer convênios com as empresas locais, para que os futuros estudantes da Unipampa possam fazer os seus estágios, elaboração e aplicação de pesquisas. A universidade, por meio de sua representação, disponibilizou seu corpo técnico para orientar no que for necessário para implementação de um polo no município.
Para Michel Feijó, o polo é um sonho de todos munícipes. “Essa pauta é um anseio da comunidade candiotense. Sonhamos ter aqui cursos técnicos e de graduação, de qualidade e que sejam gratuitos. Estamos caminhando com passos largos em direção desta necessidade”, disse o secretário de educação.
Segundo o Reitor Roberlaine Jorge, da universidade, Candiota é um terreno fértil. “Aqui a economia é diversificada, possibilitando a vinda de cursos nas mais diferentes áreas. Candiota merece mais esta conquista. A Unipampa caminhará junto e auxiliará em cada etapa”, explanou.
Folador, prefeito do município, agradeceu a universidade e sua reitoria pela presença. “A presença da universidade em Candiota é gratificante. Nosso muito obrigado pela valorosa reunião. A educação direciona vidas, e nós, enquanto gestores públicos, precisamos correr em busca disso. Nossos jovens, nossa comunidade em geral anseia há muito tempo por isso, estamos diariamente fazendo tratativas neste sentido”, finaliza.