Nessa sexta-feira, 10, em reunião com o prefeito Folador e o Chefe de Gabinete, Adriano Castro dos Santos, Lindomar Castaman se apresentou como o novo coordenador da Casa da Criança de Candiota.
Castaman que foi Conselheiro Tutelar por mais de 12 anos, deixou o posto para assumir esse novo desafio. “Eu sou apaixonado pelo que eu faço, sempre trabalhei com crianças na área do carnaval, então quando surgiu a oportunidade me candidatei a conselheiro tutelar e não parei mais, já estou no 5º mandato e agora com certeza será uma ótima oportunidade, já estou com muitos ideias para esse novo projeto”, ressaltou Castaman.
Quanto a sua experiência no Conselho, ele relata que foi e continuará sendo muito boa. “Quando a gente faz o que gosta não tem como dar errado, pois a Casa da Criança possui toda uma rede de órgãos e pessoas envolvidas, e o Conselho é um deles que sempre foi um grande parceiro”, destacou. O atual coordenador da Casa da Criança já foi também visitador e monitor do Primeira Infância Melhor (PIM), e já atuou em escolas municipais, com trabalho também voltado para as crianças.
O prefeito Luiz Carlos Folador se diz motivado com a nova coordenação. “Tenho a certeza de que o Lindomar fará um bom trabalho, pois é uma pessoa dedicada e determinada”, afirmou.
Casa da Criança
Atualmente a Casa da Criança atende 14 jovens. Conforme explica Castaman, o local é uma casa de passagem, “a criança chega na casa apenas em últimos casos, quando sofre maus tratos, abuso, violência doméstica de forma contínua, aí toda uma rede de psicólogo, assistência social, juizado e conselho tutelar passa a trabalhar os vínculos entre a família e a criança para que ela possa retornar a sua casa”, explicou Castaman que lembra ainda que a criança pode ficar no máximo dois anos na casa.
Quanto a idade, somente são recebidas meninas de 0 a 18 anos e meninos de 0 a 12 anos.