Na última quinta-feira, 23, a secretária de assistência e inclusão social, Andreia Rangel, a coordenadora do Sine, Marcia Teixeira, a artesã Nilva Schwert, a chefe da Emater Candiota e vereadora, Hulda Alves e Ana Letícia Dinegri, também da Emater, estiveram participando em Bagé da inauguração da Rede Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS.
O centro será um espaço para fruição, capacitação e oficinas do saber-fazer da lã. A proposta visa a realização da nova fase física do projeto de educação para o patrimônio Lãs do RS, integrando em rede esses espaços que contemplarão na primeira fase os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Piratini, Candiota, Hulha Negra e São Gabriel. A iniciativa faz parte do projeto Lãs do RS, que busca visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul. O projeto é realizado pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), Gestio Consultoria e Projetos e Pangea Cultural, financiado com recursos da Lei nº 14.017/2020, através do edital 09/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do RS.
O evento também contou com o lançamento do circuito de exposições “Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã do RS”, que contará com as memórias de quatro artesãs que possuem suas histórias ligadas ao fazer artesanal da lã.
Eliane Simões Pacheco, arte educadora e proprietária da Gestio e assessora de projetos da APATUR, explica que “este é o primeiro passo para a criação do Museu da Lã e da Rota da Lã. O Museu será um museu de território, formado por núcleos em todo o Rio Grande do Sul. Já a Rota terá seu roteiro inicial por seis cidades da região para a criação de novos caminhos na economia da cultura e criativa da cadeia produtiva da lã do Rio Grande do Sul”. Além de Bagé, compõem a Rota da Lã as cidades de Candiota, Dom Pedrito, São Gabriel, Piratini e Hulha Negra.
Antes da inauguração, na terça-feira, 21, o prefeito Luiz Carlos Folador recebeu na prefeitura de Candiota a gestora cultural da Pangea, Letícia de Cássia, a gestora cultural da Gestio Consultoria, Eliane Simões Pires Pacheco e a produtora cultural da KS Imagem, Kátia Samara Ritta da Silva, juntamente as duas artesãs candiotenses que trabalham com lã, Eraci Schwert e Nilva Schwert. Na oportunidade as gestoras e produtora apresentaram o projeto Rota da Lã ao prefeito, secretária Andreia, coordenadora Marcia e as representantes da Emater, Hulda e Letícia.
“Agradecemos a visita e nos propomos a ajudar no necessário. O projeto é fenomenal e serve de exemplo. Parabéns a todos”, finaliza Folador.