Candiota é o terceiro município da Metade Sul do Estado a receber um ponto de atendimento do IPE.
Na manhã desta sexta-feira, 8, o prefeito Luiz Carlos Folador e o secretário de saúde Fabricio Moraes, juntamente ao secretario de finanças José Granato, receberam o chefe de gabinete da presidência do IPE Saúde, Rafael Amaral. Na oportunidade foram tratados assuntos referentes a instalação do Ponto de Atendimento do IPE Saúde no município.
A previsão é de que o Ponto de Atendimento, que faz parte do projeto Facilitadores do IPE Saúde, seja inaugurado até o final deste mês em Candiota. Segundo o secretário de finanças atualmente 276 funcionários da prefeitura são segurados do IPE e a chegada da sala de atendimento no município facilitará o trabalho da secretaria que inclui os novos segurados junto ao IPE e também a todos os segurados que precisam utilizar os serviços disponíveis.
Segundo o chefe da presidência do IPE Saúde esta é a primeira vez que o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul vem até Candiota. “Primeiro quero dar parabéns ao secretário Fabricio, um secretário de saúde muito ativo, que nos contagiou a vir até Candiota. O trabalho de abertura de postos de atendimento do IPE nos municípios vem acontecendo partindo da ideia de descentralizar o IPE, o que iniciou com o presidente Julio César Viero Ruivo, tendo como tarefa fortalecer a saúde no interior”, explana Rafael.
O secretário Fabricio explica que no início deste ano surgiu a demanda de trazer o IPE para Candiota, logo foi agendada uma reunião com o presidente do IPE, através do chefe de gabinete Rafael. Segundo Fabricio na oportunidade já foi recebida a relação de documentos necessários para realizar o convênio. Após foi entregue na procuradoria-geral do município que agilizou o trabalho e tornou possível a entrega da documentação para o IPE.
“Hoje já estamos com a sala, dentro da secretaria de saúde, onde funcionará o ponto de atendimento do IPE praticamente pronta e uma funcionária do quadro em início de treinamento. Com o posto do IPE aqui no município, nos ajuda a desafogar as demandas pelo SUS, já que os funcionários poderão contar com a atenção do IPE aqui. O projeto é muito maior que apenas abrir o ponto de atendimento, a próxima demanda é incluir os conselheiros tutelares no IPE Saúde”, explica Fabricio.
Em Candiota o acesso ao IPE foi retomado em 2010, no primeiro mandato de Folador como prefeito. Folador salienta a importância da abertura de um ponto de atendimento do IPE Saúde no município, facilitando a solução das demandas de todos os funcionários do quadro e cargos de confiança que pagam e contam com o plano. “Com muita alegria estamos dando mais esse importante passo, quase inaugurando a sala de atendimento aos segurados do IPE aqui no município. Obrigado a presidência do IPE, ao chefe de gabinete e equipe que tão bem nos atenderam, e parabéns secretário Fabricio e toda equipe da secretaria que vem realizando um trabalho excelente”, finaliza Folador.