Localizada no Município de Candiota, a 400 quilômetros ao sul de Porto Alegre, está inserida na maior jazida de carvão mineral do Brasil. As reservas de carvão passíveis de serem mineradas a céu aberto, em profundidades de até 50 metros, são da ordem de 1 bilhão de toneladas.
A CRM vem trabalhando nessa região desde 1961, objetivando em especial a produção de carvão termelétrico. A produção anual, que chega hoje a 1,7 milhões de toneladas de carvão, abastece a Usina Termelétrica Presidente Médici.
A Usina do tipo térmica a vapor utiliza o carvão mineral como combustível primário. Destacam-se, no conjunto da Usina, a torre de resfriamento, uma estrutura em casca de concreto com 124 metros de diâmetro e 133 metros de altura que tem a finalidade de resfriar a água utilizada para trocar calor no condensador e a chaminé de exaustão com 150 metros de altura, em concreto, que possibilita ampla dispersão dos gases resultantes da queima de carvão, diminuindo a agressão ao meio ambiente.
Fábrica de cimento
Fábrica de Cimento
Em 1987, a unidade inaugurou uma moderna fábrica de clínquer, com instalações que se igualavam, em tecnologia e produtividade, às mais competitivas indústrias de cimento da Europa e dos Estados Unidos. A partir de 1995, a fábrica de Candiota teve sua linha de produtos ampliada. Em 1997, o Grupo Cimpor assumiu as atividades na unidade.
Mais Informações (site)
Vinícola Miolo
Vinícola Miolo – Fortaleza do Seival Vineyards
Semelhante ao modelo de desenvolvimento turístico das outras regiões, na campanha, onde está situado o empreendimento, existe um apelo histórico muito forte, pois a Estância do Seival foi palco da histórica Batalha do Seival, ocorrida durante a Revolução Farroupilha. Na fazenda estão também as ruínas da “Quinta do Seival”, uma das primeiras vinícolas brasileiras onde, por volta de 1900, já eram produzidos vinhos finos.