As atividades que iniciaram dia 31 de maio seguem durante todo mês de junhoA Semana do Meio Ambiente 2022 tem como tema “Mudanças de Hábitos” e segue com atividades no município durante todo o mês. A partir do planejamento da secretaria municipal de Meio Ambiente as palestras, plantios de árvores com participação das escolas e ações relacionadas aos projetos Colorindo Candiota, ECOPONTO e Lixeiras Contêiner sigam ocorrendo ao longo de todo ano, de forma permanente.
“A atenção com o Meio Ambiente deve ocorrer o ano todo, a semana do meio ambiente é só para trazer à comunidade a reflexão e corrigirmos os erros. É um momento de mudança e ação na prática”, afirma a secretária Josuelem Duarte. Ainda segundo a secretária, um dos objetivos ao longo do ano é alcançar 100% dos alunos candiotenses com palestras sobre educação ambiental e sustentabilidade.
Contemplando o mês em que estão acontecendo atividades relacionadas a preservação ambiental e mudança de hábito em relação ao meio ambiente, a Secretaria juntamente a CGT, atenderam uma solicitação de munícipes e visitaram o local onde está uma figueira centenária e precisa de atenção. “Encontramos no local uma árvore centenária, uma figueira que é espécie nativa, protegida por lei, e propomos levar um especialista para avaliar a possibilidade de salvar a árvore. Após recebermos o laudo do profissional especialista em figueira, vamos fazer o que for orientado”, explicou Josuelem.
Conheça melhor os projetos lançados na Semana do Meio Ambiente e que seguirão ao longo do ano:
COLORINDO CANDIOTA – tem como principal objetivo o plantio de árvores, confecção e instalação de placas de jardim com frases elaboradas pelos alunos das escolas do município. Além disso o projeto prevê iluminar algumas das árvores mais antigas da cidade mostrando a importância de preservar. O apoio é das empresas parceiras InterCement e Essencial Andaimes.
ECOPONTO – é um projeto que visa oportunizar o início da consciência da coleta seletiva na cidade, partindo da educação ambiental, contemplando a reciclagem. O contêiner já está sendo construído, e é uma parceria com a empresa Seival Sul Mineração (SSM).
LIXEIRAS CONTÊINER – Inicialmente serão colocadas três lixeiras contêiner na praça central de Dario Lassance, em substituição das lixeiras da praça que estão fora do padrão exigido atualmente. O planejamento é instalar ao longo do ano as lixeiras contêiner em várias áreas públicas da cidade. O projeto é uma parceria com a empresa Meioeste.
PLANTIO DE MUDAS NATIVAS – O plantio de árvores nativas já foi realizado no caminhódromo de Lassance, caminhódromo da Vila Residencial, na Área Verde do Viver Melhor, no Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), na Escola FARO e no bairro Seival. O material para o plantio e as mudas nativas foram doados pela empresa parceira CRM.