Na noite de terça-feira, 9, foi realizada a aula inaugural dos cursos técnicos em eletromecânica e técnico em mineração, no Polo de Educação Usina do Saber que fica localizado no Centro Cultural, na Vila Residencial. Os cursos ocorrem através de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal com a Satc.
Durante a aula inaugural os 28 alunos assinaram os contratos de matrícula e receberam dos representantes da Satc, Jaqueline Godoi, coordenadora da Satc Digital, Adelor Felipe coordenador dos cursos técnicos e Daniela Scotti, monitora, informações de como acessar o ambiente virtual da Satc, bem como do funcionamento das aulas e prazos de avaliações e entrega de trabalhos.
O secretário de educação Michel Feijó salienta que agora os alunos terão aulas no ambiente virtual, modalidade EaD, e no dia 6 de dezembro, os alunos terão a primeira semana de imersão na Satc, com aulas práticas. Os estudantes estarão na Satc, de forma presencial, uma semana por semestre para a realização das atividades práticas. Desse modo, somando a tecnologia disponibilizada pelo EaD com os encontros presenciais, depois de formados os profissionais estarão habilitados para atuarem de forma eficiente no mercado de trabalho.
Para o prefeito Luiz Carlos Folador este é um momento muito especial para todos os candiotenses, pois é a primeira vez na história da cidade que o ensino técnico é oferecido no munícipio. “Estamos muito felizes, junto ao secretário Michel, a coordenadora Suélen, aos representantes da Satc e toda nossa equipe, por neste dia darmos início a esse projeto de trazer oportunidades para os candiotenses estudarem o ensino técnico aqui na nossa cidade. Gratidão ao empenho de todos que estiveram envolvidos nos processos para que essa conquista se tornasse realidade”, afirmou Folador.
Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Paulinho Brum, os vereadores Gildo Feijó, Hulda Alves e Adriano Revelante, a secretária de meio ambiente, Josuélem Duarte, o superintendente da mina da CRM de Candiota Murilo da Luz, a coordenadora do Polo de educação Usina do Saber Suélen Funari, a equipe da SMED e familiares dos alunos que participaram de uma confraternização ao final da aula.