Na manhã deste sábado, 8, o prefeito Luiz Carlos Folador, a secretária de Meio Ambiente Josuelem Duarte e o servidor Juliano Correa estiveram reunidos na prefeitura de Candiota com os recicladores que já atuam no município. A pauta principal da reunião foi a formalização da Associação Candiotense de Reciclagem Cidade Limpa. Na oportunidade, a presidente da Associação de Reciclagem de Pinheiro Machado, Maria de Fátima, esteve juntamente com a contadora Miriam, a Taís e a Sônia, participando do encontro relatando como funciona e é conduzida a associação na cidade vizinha.
Com a formalização da Associação Cidade Limpa, o poder público e empresas locais poderão dar incentivos apoiando o trabalho dos recicladores, de forma que tenham um local adequado e equipamentos necessários para a demanda do trabalho, tornando assim o serviço mais eficiente e trazendo as famílias mais renda tirada da reciclagem. Lembrando que até hoje o trabalho dos recicladores que atuam em Candiota era totalmente autônomo, sem apoios na coleta, local de armazenamento e venda dos materiais.
A secretária de Meio Ambiente destaca a importância do trabalho dos recicladores no município. “Além de colaborarem com o meio ambiente, também ajudam na limpeza da cidade, dando destinação correta aos materiais que podem ser reciclados”, salienta Josuelem.
“Desde o início de 2021 tratamos junto a secretaria de meio ambiente com muita atenção as demandas dos recicladores e por isso hoje é um dia muito especial, quando com alegria formalizamos a Associação Candiotense de Reciclagem Cidade Limpa. Assim os recicladores poderão ter ainda mais apoio do poder público, empresas e comunidade candiotense. Agradecemos a parceria das integrantes da Associação de Reciclagem de Pinheiro Machado, que fazem um trabalho muito importante na cidade vizinha, e vieram até Candiota trazer informações valorosas sobre o funcionamento do trabalho que realizam como associação de reciclagem já formalizada”, finaliza o prefeito Folador.
A secretaria de meio ambiente também está iniciando o projeto de coleta seletiva e educação ambiental, chamado Ecoponto, e será lançado oficialmente nos próximos dias.