Na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, a secretaria municipal de educação, juntamente ao prefeito Luiz Carlos Folador, realizou uma reunião com representantes de todas as escolas, estaduais, municipais e particulares da cidade. Assim como nas reuniões do dia 11 de abril, o tema discutido foi segurança nas escolas. O prefeito ressalta que as escolas municipais já estão recebendo porteiros, cada escola terá um destes profissionais, e as câmeras de segurança já estão em processo de licitação em caráter de urgência. “A segurança das nossas escolas é uma preocupação de todos. A instalação do videomonitoramento nas unidades de ensino já estavam previstas, como já fizemos na EMEI Odete Lazzare Corrêa na Sede, mas após os últimos acontecimentos ainda que fora do município, já iniciamos o processo licitatório para a instalação das câmeras de segurança e porteiros nas escolas”, explica o prefeito Folador.
Segundo o secretário de educação, Michel Feijó, o encontro foi para que o poder público municipal soubesse o que está sendo feito nas escolas frente a todos os últimos acontecimentos envolvendo segurança dos alunos e funcionários das instituições de ensino. “Estamos atentos aos fatos, e faremos tudo o que estiver ao alcance para garantir uma escola segura para as crianças”, enfatiza o secretário.
Durante a reunião foram estabelecidas algumas ações que a secretaria municipal de educação e o poder executivo serão responsáveis, como enviar documentos para a secretaria estadual de educação solicitando que cada escola da rede estadual também tenha um porteiro ou vigia, além de que o quadro de professores esteja próximo do ideal, pois foi percebido a falta de profissionais.
Algumas das ações que serão realizadas por todas as esferas, municipal, estadual e particular, serão solicitar que a Patrulha Escolar seja reativada, oferecer treinamento de defesa para professores, alunos e funcionários, instalação de sirene de alerta nas escolas, que deverão ser acionadas para os casos de anormalidades que estejam ocorrendo no ambiente escolar (neste sentido até a comunidade que mora no entorno da escola receberá o treinamento), palestras com psicólogo e assistente social com as famílias de alunos, sobre os mais diversos temas, incluindo a cultura digital, principalmente os jogos e suas abordagens e fazer um abaixo assinado para solicitar o aumento do número de policiais em Candiota. Durante a reunião também foi criado um grupo de whatsApp composto por todos os representantes, diretores e segurança pública municipal.