O posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Candiota, foi apontado pela Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS) como a agência de melhor desempenho no mês de janeiro, no Estado, referente a colocação de trabalhadores no mercado formal. Foram cerca de 259 pessoas, homens e mulheres com idade acima de 18 anos que tiveram registro em carteira através do Sistema.
De acordo com o coordenador do Sine, Henrique Portella, o número de contratações deve-se principalmente pelo contato com a empresa RVT Construtora Ltda, terceirizada pela Eletrobras CGTEE, para a manutenção da Usina Presidente Médici. Mais de 150 das vagas foram oferecidas pela empresa intermediadas pelo Sine.
Portella relata que desde que entrou no Sine, há um mês atrás, adotou ações que fazem toda a diferença. “Comecei a motivar e qualificar a equipe e ir atrás de empresas, nas quais fui muito bem recebido e consegui estabelecer uma parceria, isso com certeza foi o diferencial, pois muitas vagas não passavam pelo Sine”, falou.
Conforme Fernanda dos Santos, que atua junto com o Portella na agência, muitas famílias são beneficiadas com essas vagas. “Sabemos a dificuldade que cada um enfrenta para conquistar seu lugar no mercado do trabalho e vendo que através do nosso trabalho contribuímos pra isso, fico muito feliz”, destacou Fernanda.
Um dos principais trabalhos do Sine é facilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho. O posto de atendimento oferece intermediação de mão de obra, que é realizada através de um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis nos postos de atendimento.
Além das vagas de emprego, o Sine junto a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda desenvolve no município cursos de qualificação através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC). Esse ano serão disponibilizadas 300 vagas nas mais variadas áreas.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora