Na última sexta-feira, 14, foi realizada uma reunião na Embrapa Clima Temperado em Pelotas com a participação do chefe geral Clênio Nailto Pilon, os pesquisadores Enilton Coutinho e Jairzinho para tratar sobre o projeto de Olivicultura em pequenas propriedades na metade sul do RS.
A reunião contou também com a participação do comitê de Fruticultura na com a representação do secretário de Agricultura de Pinheiro Machado, Adelino dos Santos, que é presidente do Comitê de Fruticultura da metade sul, o secretário de Agricultura de Hulha Negra, Carlos Manzke, que é vice-presidente do Comitê e representante da EMATER de Hulha Negra.
O secretário de Agropecuária de Candiota, Fabiano Oswald, que é o atual Presidente do Conselho dos Secretários da Agricultura da AZONASUL esteve representando a entidade no evento. De acordo com o Oswald é Preciso diversificar a matriz produtiva. “A olivicultura esta aí com todos os potenciais que nós já conhecemos para ser explorada para que possamos ter mais uma oportunidades de renda e manter as famílias no campo”, declarou o secretário.
O objetivo da reunião foi debater a possibilidade dessas entidades apresentarem junto a Embrapa uma proposta ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a instalação de Unidades de Oliveiras beneficiando pequenos agricultores de 20 municípios.
De acordo com Oswald ficou acertado uma reunião técnica para o dia 19 de fevereiro na sede da Embrapa Clima Temperado para o fechamento da proposta, onde a Embrapa já se posicionou totalmente favorável ao projeto tendo em vista os potenciais desta nova matriz produtiva. Na oportunidade foi tratado também sobre vitivinicultura. “Já esta mais que comprovado que a uva e a oliveira tem grandes potenciais na nossa região”, finaliza Oswald.