Na última semana, a Comunidade São Sebastião, no Assentamento Santa Marta foi o ponto de encontro de jovens que moram na zona rural em Candiota. O retiro foi organizado com a coordenação dos grupos de jovens da Rede Santo Isidoro Camponês juntamente com a Coordenadoria de Juventude de Candiota.
De acordo com uma das responsáveis pela coordenadoria da juventude de Candiota, Luana Camacho, na oportunidade foi realizado um resgate da realidade da juventude. “Pudemos constatar a existência de vários grupos jovens, dos quais, a grande maioria não possui organização própria, sem dúvidas poderemos vir auxiliar de alguma maneira esses jovens”, relatou Luana.
Para tanto, na ocasião foi realizada uma troca de experiências, onde os coordenadores, Adilson Garcia e a Luana, deram dicas para formar e coordenar um grupo, além de destacar a importância desses grupos nas comunidades dos Assentamentos. Como sugestão dos retirantes foi proposto iniciar os grupos de jovens em três assentamentos, com data marcada e com dois responsáveis de cada grupo para coordenar. Garcia explica que “os coordenadores de cada grupo formarão a coordenação geral dos grupos de jovens de Candiota em parceria com os grupos de Hulha e Aceguá”, falou.
“A avaliação dos participantes foi positiva e destacou-se a necessidade de organizar a juventude para que os jovens possam ser sujeitos da história e poder tonar os sonhos em realidade”, finalizou Garcia.