Educadores, gestores públicos e pesquisadores reuniram-se nesta quinta-feira, dia 05 de junho, nas dependências do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com objetivo de estabelecer as primeiras metas comuns que servirão de base para um projeto de ensino com robótica livre nas escolas.
O projeto, a ser iniciado em escolas municipais de Candiota, cidade vizinha de Bagé, já conta com o apoio da Secretaria de Educação de Candiota e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Unipampa.
Na ocasião a Administración Nacional de Telecomunicaciones (Antel), do país vizinho, Uruguai, doou 10 kits de robótica livre (conhecidos pelo nome de Butiá) para o futuro projeto. O Serviço Federal de Processamento (Serpro), também será parceiro nessa ação.
A iniciativa conta também com o interesse da área de ciência da computação da universidade, da ASL.Org (Associação Software Livre.Org) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA).
O próximo passo será convidar a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia da UFRGS para integrarem o projeto e promover um encontro técnico para estruturação da primeira versão do projeto, ainda neste semestre, a partir do qual a iniciativa terá também um calendário de participações em eventos relacionados aos temas educação e robótica.
O município estava representado pelo Chefe de Gabinete, Adriano dos Santos, o coordenador do PIBID, Luis Augusto Zborowski, e o técnico de informática da Secretaria de Educação Pablo Lima.