A situação no Rio Grande do Sul está bem crítica devido às fortes chuvas, já são 133 municípios afetados, dos quais 89 estão em situação de emergência. Em Candiota, apesar de não haver problemas com enchentes, a preocupação fica por conta das estradas da zona rural e da agricultura, áreas afetadas diretamente.
Conforme explica o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, os agricultores estão enfrentando problemas para colher e plantar, bem como para colocar seus animais para pastar em função das chuvas constantes. “Estamos preocupados com os cultivos de inverno também, principalmente com as hortaliças, o pessoal não está conseguindo plantar e isso vai trazer problemas la frente quando não vai ter produção e isso refletirá na situação financeira das famílias”, falou o secretário.
Já o secretário de Obras, Artêmio Parcianello, ressalta também o problema nas estradas rurais, as quais sempre passam por melhorias nos meses mais quentes do ano (novembro a março) para que possam adentrar o inverno em boas condições. No entanto, devido a grande quantidade de chuva nos primeiros meses do ano, as estradas que foram arrumadas, em muitos trechos se encontram atualmente em difíceis condições de trafegabilidade.
Para solucionar essa situação, a defesa civil, junto a Emater e a administração estão engajados para buscar medidas que minimizem ou solucionem essas questões. No entanto, o que ainda preocupa esses órgãos, é que está previsto muita chuva para a primavera, o que poderá acarretar ainda mais problemas.
Parcianello destaca que o município já teve que fazer um plano de ação imediata para melhorar as estradas. “Inclusive algumas secretarias tiveram que abrir mão de parte do seu orçamento para potencializar essas melhorias”, relatou o secretário ao acrescentar que, “a preocupação é que já investimos um bom recurso e não está adiantando e ainda vem mais chuva por aí”, lamentou.
O vice-prefeito Paulo Brum, afirmou que já foi encaminhada uma solicitação de apoio aos órgãos competentes, “mas sabemos que há muitos municípios em situações bem piores, mas qualquer ajuda será bem-vinda, pois estamos muito preocupados com o excesso de chuva”, falou Brum ao agradecer também aos órgãos e técnicos do município que estão comprometidos em solucionar esses problemas.