A secretaria de Agropecuária possui o Programa de Inseminação Artificial, denominado Dissemina em parceria com a Fepagro para atender os produtores de gado leiteiro do município e subsidia parte do processo, tornando o serviço bem acessível aos pecuaristas, fortalecendo desta forma a bacia leiteira do município.
O programa é desenvolvido em parceria com o governo do Estado e visa o aprimoramento genético do rebanho a fim de garantir uma melhoria na produtividade do leite e na sua quantidade diária. Atualmente mais de 50 produtores já estão cadastrados no Dissemina, sendo que a meta é chegar a 150 até o final de 2014.
Através do Programa doses de sêmen a custo zero são distribuídas para produtores que se enquadrem na pecuária familiar (DAP). Ficando apenas o custo do serviço do inseminador.
De acordo com o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, para facilitar ainda mais a viabilidade do processo de inseminação a secretaria junto à Cooperativas locais, disponibiliza o serviço de inseminadores cadastrados no programa dissemina e também o nitrogênio para o acondicionamento do sêmen. Os mesmos têm formação em curso reconhecido e prestam o serviço a custo mínimo e fixo de R$20,00.