Nessa sexta-feira, 29, acontece partir das 20h30min no Tourist Executive Hotel em Pelotas um jantar festivo que assinala os 50 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Para tanto, foi solicitado para cada um dos 23 municípios que compõem a Associação que indicassem alguém a ser homenageado.
Em Candiota, quem decidiu foi a comunidade, que escolheu através da rede social “Facebook” o homenageado. Conforme explica o setor de comunicação que organizou essa campanha, a escolha foi dividida em dois momentos. Sendo o primeiro de indicação dos nomes, onde foram retirados os cinco nomes mais citados. A segunda etapa consistiu na votação final que elegeu Sérgio Augusto Momo.
Professor há mais de 20 anos em Candiota, Momo, tem uma trajetória marcada por sua vontade de ensinar e contribuir com a comunidade onde está inserido. Natural de Marcelino Ramos, erradicou-se no município antes da emancipação administrativa, ainda quando a cidade era distrito de Bagé.
Morador da comunidade João Emílio foi incansável junto aos órgãos e pessoas públicas na busca por melhorias. Lutou pela iluminação pública, assim como pelo melhoramento e constantes patrolamentos nas ruas do bairro. Sendo um dos únicos a possuir automóvel, transportou dezenas de pessoas da comunidade para hospitais e postos de saúde quando estavam em emergências médicas. Ainda na comunidade, auxiliou pessoas carentes na construção de suas casas, tanto com mão de obra como com materiais.
Como educador, deu aula fora dos limites da escola, tanto particulares, como de forma voluntária para pessoas mais pobres que visavam concursos, vestibulares ou até mesmo reforço disciplinar.
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, destaca que a homenagem é uma forma de reconhecimento e a melhor forma de escolha era por meio da comunidade. “Todos indicados são sem dúvidas representações importantes em nosso município. Ficamos feliz com a escolha, pois é uma maneira de reconhecer o trabalho do Professor Momo que educou gerações e que agregou em prol do nosso desenvolvimento e progresso”, finalizou.