Será realizada no dia 13 de março, a Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Candiota. A atividade acontece no Ginásio de Dario Lassance, às 19h30. A coordenação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
De acordo com o secretário da pasta, Artêmio Parcianello, já foram realizadas plenárias em todo o município, incluindo a zona rural, onde os moradores puderam dar sugestões e se inteirar sobre a importância do Plano de Saneamento Básico. “A ideia agora é criar o Plano final absorvendo e filtrando tudo aquilo que nos foi sugerido”, falou.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação dos municípios brasileiros, segundo a Lei 11.445/2007. “Sem o Plano, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico, a partir do ano que vem”, explicou o secretário. Após as discussões com os moradores, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.
O saneamento básico foi definido em Lei como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais para abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Transporte
Haverá transporte para a comunidade da zona rural, saindo às 18h do Assentamento Madrugada (pela estrada principal), passando em todas as localidades. Outro ônibus sairá às 18h40 da Escola Oito de Agosto. O retorno está previsto para as 21h.