A Feira do Peixe e da Páscoa, organizada pela Secretaria de Agropecuária em parceria com a Cooptec, Emater e Piscicultura Amorim, reuniu neste ano oito produtores que comercializaram mais de uma tonelada de peixes frescos durante os dois dias de exposição.
Entre as espécies foram vendidas carpas húngaras, capim, prateada, cabeça grande, tilápias, jundiás e traíras. Em paralelo aconteceu também a venda de artesanato, chocolates, produtos das agroindústrias e hortaliças.
O Prefeito Luiz Carlos Folador, destaca que a feira tem um papel importante por aproximar o piscicultor do consumidor final. “Além ser ofertado um produto fresquinho de qualidade, agrega renda para o piscicultor que faz a venda direta, eliminando o atravessador”, falou.
O secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, destacou ainda que a ideia para o ano que vem é aprimorar ainda mais a feira. “Queremos melhorar alguns itens da infraestrutura considerando que a feira já está consolidada. Estamos também propensos a expandir a feira para o município de Bagé tendo em vista o aumento considerável da produção no município”, salientou.
No último dia da Feira, também foram premiados os piscicultores que tinham o maior peixe de cada espécie. Os vencedores ganharam além de troféu, mais cem alevinos por categoria ganha.
Confira os vencedores:
Carpa húngara – Celso Aguires
(Peso- 11,055 kg)
Carpa capim – Ari Vargas
(Peso- 4,750 kg)
Carpa prateada – Ari Vargas
(Peso- 5,020 kg)
Carpa cabeça grande – Celso Aguires
(Peso- 8,605 kg)
Tilápia – Ari Vargas
(Peso- 0,650 kg)
Jundiá– Celso Aguires
(Peso- 1,165 kg)
Traíra– Ari Vargas
(Peso- 0,910 kg)