Acontece no dia 27 de maio, mais uma edição do Dia do Desafio. Desta vez, a adversária de Candiota será a cidade de Ventania, do Paraná, que possui cerca de 10 mil habitantes.
Em Candiota, anualmente são desenvolvidas atividades nas escolas municipais e estaduais, em empresas, no Centro Administrativo Municipal, dentre outros locais. O objetivo é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física, quanto mais pessoas participarem, mais pontos o município faz.
A equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude vai dar início cedo às atividades, com partidas de futsal após a meia-noite no Ginásio Municipal de Dario Lassance. Além disso, durante a manhã vai ocorrer as visitas nas instituições onde vai ser realizado atividades recreativas e laborais com os profissionais de educação física.
Dentro das atividades, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda junto ao Centro do Idoso, a vigilância sanitária e o Clube de Mães Mãe Cleci, realizarão uma rústica de conscientização sobre a DENGUE. O itinerário tem como saída o Centro do Idoso às 9h, passando na Escola de Dario Lassance e na Escola Odete Corrêa até o ginásio, havendo distribuição de material informativo durante o trajeto, acompanhado pelo boneco do mosquito da dengue. A caminhada tem o apoio do Departamento de trânsito, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e a 7ª Coordenadoria de Saúde. Atividade está aberta a toda comunidade para participar.
Também será feito no dia, coleta de agasalhos para a Campanha do Agasalho e garrafas Pet para o Projeto Chama Natalina. Além disso, será feito gincanas também e no fim da tarde, às 18h, um passeio ciclístico com saída da frente da Escola Dario Lassance.
Como funciona
O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.