Quem entra na Unidade Básica de Saúde na Vila Operária se surpreende com o espaço aconchegante. Na entrada há flores e uma pequena horta e no interior uma decoração rica em detalhes e cores.
Esse é o trabalho da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro, que realizam essas pequenas ações através de “vaquinha”. “Nós gostamos de inovar e também ninguém gosta de paredes brancas né?”, falou a técnica em enfermagem, Raquel Silveira. E quanto a horta, ela acrescenta “temospimentão, salsinha e pimenta e cuidamos com muito zelo”, falou orgulhosa.
Além da ornamentação no local, a equipe ainda se organiza para oferecer outros atendimentos às 447 famílias cadastradas na Unidade. Entre as atividades está o “Dia da Beleza”, em que a cabeleireira Daniele Moraes e outras pessoas da comunidade são voluntárias e prestam serviços como corte de cabelo,maquiagem, e de manicure.
É oferecido também aulas de ginástica, às terças e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30 para toda a comunidade. Segundo o coordenador das atividades, o enfermeiro Dagimar Bozza, um dos objetivos principais é fazer com que a comunidade faça atividade física. “Queremos movimentar nossa comunidade,pois dessa forma agimos na prevenção de muitas doenças”, enfatizou o enfermeiro.
Reuniões com hipertensos e diabéticos também são realizadas periodicamente com a intenção de passar informações e cuidados específicas para as pessoas desses grupos. As atividades acontecem sempre na Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO), em frente a Praça.
O vice-prefeito, Paulo Renan Brum, que acompanha o trabalho da equipe diz estar muito satisfeito com as iniciativas. “O que a equipe faz é um exemplo, com certeza a pessoa que chegam lá para um atendimento, ou a criança que vai fazer uma vacina se sente muito melhor nesse espaço”, falou o vice que já foi secretário da Saúde.
A equipe é composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, servente geral, recepcionista, médicos, dentistas, nutricionista e psicóloga que atendem semanalmente.