Nesta semana foi realizada no Galpão do Produtor, em Dario Lassance, uma reunião com os piscicultores do município, em que foi formalizada a Associação dos Piscicultores de Candiota (APISCAN).
A associação tem como objetivo dar suporte aos piscicultores na organização do processo de produção e de comercialização do peixe. O presidente eleito para o primeiro mandato que será de dois anos é o piscicultor Amarildo Antônio Zanovello.
Para o secretário municipal de agropecuária, Fabiano Oswald, que participou do ato, a formalização dessa Associação, foi fundamental “pois permitirá o fortalecimento dos piscicultores através de parcerias com outras entidades e buscar apoio e recursos nas esferas municipais, estaduais e federais”.
A expectativa é de que o município produza já em 2016 cerca de 20 toneladas de peixe, reflexo das várias ações que a prefeitura vem implantando em parceria com os produtores, Emater e Cooptec, em que já foram construídos mais de 150 açudes e 30 tanques, possibilitando aos agricultores diversificarem sua produção e aumentar a sua renda.
O técnico da Emater, Humberto Alves, destaca que a formalização da APISCAN é importante também para buscar outras formas de comercialização de maneira organizada, já que há um grande potencial de produção e poucas opções para se comercializar. “Podemos vender essa produção para mercados institucionais como hospitais e escolas e além de fazer um link com o turismo, trabalhando para que sejamos uma referência na região em relação ao peixe e incluí-lo no cardápio através de eventos como o jantar peixe, que temos a pretensão de realizar”, falou.