Nos últimos dias foram distribuídos mais de 100 kits de alimentação, higiene, e de limpeza, além de colchões e cobertores para as famílias que foram atingidas pelas chuvas intensas e granizo. A intempérie deixou dezenas de famílias em situação crítica no município, em torno de 60 tiveram o telhado de suas casas parcialmente destruído.
Após o município decretar situação de emergência já foram distribuídas lonas para essas famílias, além disso foi solicitado apoio emergencial para o governo do Estado e da União, em que o governo estadual já liberou os kits e o governo Federal está analisando o plano detalhado de resposta apresentado pelo município para aquisição de telhas.
A distribuição dos kits foi acompanhada pelo coordenador regional da Defesa Civil, Adão Roberto Rodrigues, e autoridades do governo, como o vice-prefeito, Paulo Brum, a primeira-dama Ana Scholl, os secretários de agropecuária, Fabiano Oswald e de Obras, Artêmio Parcianello, além de representantes da secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.
O secretário de agropecuária e membro da Defesa Civil do município de Candiota, Fabiano Oswald, ressalta a importância deste apoio do governo do estado para as famílias atingidas. “Essas pessoas que foram beneficiadas são extremamente carentes e não possuem recursos para restabelecer a normalidade por conta própria, por isso é tão importante esse auxílio dessas esferas”, falou o secretário.
O prefeito Luiz Carlos Folador, que também é presidente da Famurs, está dialogando diariamente com o Governo do Estado e o Governo Federal, no sentido de buscar apoio não só para as famílias de Candiota como também para os outros municípios atingidos no Estado. “As cidades do Rio Grande do Sul, encontram-se numa situação difícil devido a queda na arrecadação e estão fazendo o que podem para atender as famílias, porém necessitamos de recursos complementares para atender a toda essa demanda, estamos acompanhando todo esse processo de perto”, falou o prefeito.