Para combater o mosquito Aedes Aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, a secretaria de Saúde esteve reunida nesta semana junto as secretarias de Meio Ambiente, Ação Social, Educação, com a coordenadoria de comunicação e o vice-prefeito Paulo Brum, para a elaboração de um plano de ação. A mobilização leva em consideração as exigências do Ministério da Saúde, devido ao aumento do número de casos de microcefalia e sua relação com o mosquito em todo o país.
O setor de vigilância já vinha realizando ações dinâmicas nas escolas municipais, levando explanações sobre o mosquito e importância de identificar e eliminar possíveis criadouros. No entanto, com o objetivo de intensificar este trabalho, será feito nos dias 25 e 26, um mutirão em todo município com a ajuda de funcionários da prefeitura e voluntários.
O responsável da Prefeitura pela saúde ambiental, André Borba, que está organizando a ação destaca que a ideia é envolver todas as secretarias, de forma que cada uma tenha um representante que fiscalize seu local de trabalho. “Começaremos o dever dentro de casa para depois irmos às ruas, fiscalizar e dar os encaminhamentos necessários quando houver algum caso, precisamos estar atentos”, falou.
Na ocasião, o secretário de Educação, Adriano Castro dos Santos, sugeriu uma troca de ideias com os professores que estiveram reunidos nesta quarta-feira, 17, na abertura oficial do ano letivo. “Dessa maneira conseguimos passar essa importante informação e formação, para praticamente 100% de nossos professores da rede municipal, desta forma eles levam esse tipo de ação para dentro das nossas escolas”.
Quem quiser ser voluntário nessa ação, que acontece na próxima semana, poderá se inscrever através da Fan Page (página oficial no facebook) da Prefeitura de Candiota, até sexta-feira. Antes do mutirão haverá uma formação de todos participantes.