O maior programa público de saúde bucal do mundo, o Brasil Sorridente, chega em Candiota, com a confecção de próteses gratuitas. Nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Saúde fez os primeiros atendimentos do Programa Federal. O município foi contemplado com 20 próteses por mês, podendo fazer em breve até 50.
Conforme explicou a dentista responsável pelo programa no município, Flávia Del Duca, o processo demora um mês e acontecerá sempre nas segundas-feiras, no posto de saúde de Dario Lassance. “Neste primeiro momento faremos a moldagem, na próxima segunda-feira, experimentamos no paciente, se é necessário fazemos algum ajuste e na próxima semana fazemos a entrega e na outra semana começamos a atender outro grupo”, explicou.
O Programa terá duração de um ano e é feito em parceria com o Laboratório de Próteses Harm, que venceu a licitação para ser responsável pela protetização. De acordo com a responsável pelos projetos da Secretaria de Saúde, Camila Severo, qualquer habitante do município pode ser contemplado pelo programa. “Qualquer usuário que tiver necessidade de prótese, seja total ou parcial ele deve procurar o dentista do seu bairro e o próprio dentista escolhe de acordo com a gravidade do caso e encaminha”, informou.
O prefeito, Luiz Carlos Folador, que esteve no local, parabenizou a equipe pelo trabalho. “Esse é um Programa que visa facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico, existem pessoas que estão esperando há anos por uma prótese e agora elas podem ter de forma gratuita”, falou. O próximo grupo deve ser atendido no dia 6 de junho.