A Secretaria Municipal de Saúde de Candiota está investindo em tecnologia para ampliar e agilizar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta quinta-feira, 12, foi realizado uma apresentação do sistema para os funcionários da secretaria.
A ideia é que em fevereiro o sistema seja implantado em toda secretaria da Saúde, assim como será feito o treinamento com o pessoal do quadro. A meta é ampliar futuramente o sistema para todas as unidades de saúde.
A empresa gerenciadora do Sistema é a Delta, que no Estado é líder no segmento. Conforme explica a analista de suporte, Raquel Keppler, o sistema vai fazer toda gestão da secretaria, possibilitando o acesso mais rápido a consultas, prontuário eletrônico com histórico de atendimento e informações precisas para sustentar o planejamento.
Com o sistema também é possível gerenciar a distribuição de medicamentos e a frota da secretaria, otimizando desta forma o trabalho da Secretaria. De acordo com o secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, essa é uma estratégia de planejamento com melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros, além de proporcionar maior transparência ao que diz respeito aos serviços oferecidos pela secretaria.
Pereira destaca ainda que a prefeitura possui um quadro técnico de excelência que está receptivo a inovações. “É uma forma de valorizar os funcionários dentro da ideia de otimizar o trabalho realizado por eles e melhor atender a nossa população”, falou.
A funcionária da secretaria, Camila Severo, relata que depois da parte trabalhosa que é cadastrar todos os pacientes, estabelecimentos de saúde e profissionais, o Sistema vai facilitar toda dinâmica da secretaria. “Vai ser maravilhoso, pois o sistema oferece inúmeras ferramentas, vai facilitar principalmente levantar os indicadores da saúde”, afirmou.
Para o prefeito Adriano Castro dos Santos, através da informatização da saúde, o governo promoverá a transparência numa das áreas prioritárias de atendimento aos cidadãos. “O SUS é a principal conquista da população brasileira no âmbito das políticas públicas. Por isso é fundamental praticarmos de fato a indispensável transparência na gestão, usando a tecnologia a serviço da saúde pública”, defendeu Santos.