Na busca por atender as demandas da comunidade, a equipe técnica da Secretaria de Saúde trabalhou durante os primeiros meses de governo para que o município pudesse contar com um ginecologista que atendesse na própria cidade e a meta foi alcançada. Na última quarta-feira, 12, foi apresentado à comunidade o médico Richarles Borba, que já atendia pelo município, mas em Bagé.
Agora o ginecologista passará atender todas quartas-feiras na Unidade Básica de Saúde de Dario Lassance. Além disso, o secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, ressalta que nas terças-feiras, em Bagé, serão feitas ecografias obstétricas e morfológicas, encaminhadas pelo município. Na região, Candiota é o único município a oferecer esse serviço através do SUS.
A auxiliar de limpeza, Nara Aires, de 53 anos, foi a primeira a ser atendida na manhã desta quarta-feira e relata que está muito feliz pela vinda do médico para o município. “Antes eu perdia um dia de trabalho, agora vim aqui, consultei e já estou voltando a trabalhar, sem contar que ele é um médico maravilhoso”, afirmou.
O médico salienta que está no município para fazer andar a saúde do município. “Faço questão de prestar esse serviço aqui em Candiota e de poder acompanhar as pacientes em cada fase da sua gestação, sem dúvidas facilitará muito o atendimento aqui”, falou Borba.
Em sua fala o prefeito Adriano Castro Santos, destacou que a saúde do município vem sendo construída junto com os técnicos e também com a comunidade. “Ouvíamos muito as pessoas questionando o porquê de não termos um ginecologista e trabalhamos para isso, pois temos que dar a devida atenção para as nossas mulheres”, avaliou o prefeito, ao ressaltar que serão quase 500 consultas no ano nessa especialidade.
O prefeito afirmou ainda que a pretensão é trazer ainda mais especialidades para o município. “É nosso sonho tornar Candiota uma referência em saúde e estamos trabalhando junto com a nossa equipe pra isso”, finalizou.
Buscando enaltecer as mulheres do município, participaram do ato também a procuradora do município, Luciane Cruz, a Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Tamires Furtado e a vereadora Fernanda dos Santos.