O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, tem participado ativamente das atividades do projeto “Mirada Ciudadana”, promovido pela intendência de Cerro Largo, no Uruguai. Desde segunda-feira, 12, está acontecendo em Melo, o Seminário Internacional que trata do projeto, onde também, ele foi apresentado formalmente para seus sócios, que são: San Isidro (Argentina), San Bernardino e Presidente Franco (Paraguay), Candiota e Aceguá (Brasil).
O prefeito, que participou da abertura oficial, na terça-feira, 13, falou das potencialidades do município, bem como do consórcio Cideja, apresentando-o como uma ferramenta importante de desenvolvimento para os municípios. “Esse intercâmbio de informações entre nossos países vizinhos, só vem a somar, tenho a certeza de que colheremos bons frutos desta parceria”, afirmou.
O projeto Mirada Ciudadana, tem como principal proposta fazer com que Municípios do Cone Sul (Cono Sur) – com participação ativa dos cidadãos – melhorem seu governo e implementem políticas públicas para reduzir as desigualdades na região. Elaborando, desta forma, um plano de trabalho conjunto a curto e médio prazo com os sócios.
Além dos municípios sócios do projeto, o “Mirada”, conta com os municípios Los Andes y Peñalolén do Chile que são colaboradores e com nove municípios da intendência de Cerro Largo que são beneficiados indiretamente.
O Seminário se estende até sexta-feira, 16, e dentre as pautas, está a análise da importância das políticas de cooperação aplicadas nos governos locais, proporcionando uma abordagem conceitual para as questões de governação e governo aberto, propiciando sua aplicação no projeto.
O prefeito Adriano, destacou também que em breve implantará o programa “Gestão Participativa” em seu governo, onde a comunidade ajuda a definir onde serão aplicados os recursos do município e essa será mais uma ferramenta que poderá compartilhar no projeto. “A ideia do Mirada é promover a participação dos cidadãos e da sociedade civil para implementar políticas públicas de qualidade e o nosso programa vem de encontro com esse objetivo”, falou.
O intendente de Cerro Largo, Luis Sergio Botana, que está a frente deste projeto do Mirada Ciudadana, destaca que o “Mirada” foi criado para reforçar a capacidade de ação, responsabilidades, competências e recursos dos governos desses municípios. “Queremos fortalecer a rede dos municípios, promovendo diálogos de cooperação, e formação técnica para as equipes das cidades que são sócias, visando a melhoria dos governos”, afirmou.