Na última semana a Prefeitura de Candiota realizou as primeiras assembleias do programa Gestão Participativa, onde as regiões do Baú (incluindo Arvolito e Bolena) e do Assentamento 20 de Agosto (incluindo Pátria Livre e Madrugada) levantaram suas demandas e elegeram suas prioridades para o orçamento de 2018.
Os moradores do Baú elegeram em primeiro lugar como prioridade de investimento as estradas, em segundo e terceiro lugar, saúde e transporte coletivo respectivamente. O delegado eleito para representar a comunidade foi o Nilson Azambuja.
Já nos Assentamentos, a prioridade eleita pela maior parte dos presentes foi a construção de um posto de saúde, seguido de água potável e estradas. Já os delegados eleitos foram o Jair Verner e o Orlando Cavalheiro. E como demanda geral do município, foi eleita o Fundo Municipal de Desenvolvimento.
O secretário Geral de Governo, Artêmio Parcianello, que está a frente do processo, explica que a principal meta do governo é atender a prioridade número um de cada localidade. “Já as demandas secundárias serão realidades conforme possibilidades orçamentárias”, explicou o secretário.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, que acompanha as assembleias diz estar satisfeito com o retorno da comunidade. “Sempre estivemos perto da população e agora estamos dando voz para que eles possam governar junto e isso me motiva, estamos tendo um retorno positivo e construindo a gestão de forma democrática”, salientou.
Na ocasião, o prefeito também ouviu a comunidade das demandas momentâneas, já com encaminhamentos com os respectivos secretários. A próxima assembleia acontece quarta-feira, 19, na Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO), às 19h.