O futebol feminino em Candiota sempre foi valorizado e recebeu incentivos do município e as atletas sempre se empenharam em diversos campeonatos. Este ano, o time “João Emílio” estreia no Campeonato Gaúcho Feminino, no domingo, às 15h, no Estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, contra o time do Grêmio de Porto Alegre. Esta é segunda participação do time no Gauchão.
Ao todo serão 13 equipes de 12 cidades, disputando o campeonato, que é dividido em três grupos, sendo eles: A,B e C. Candiota integra o Grupo A. Para o Diretor Técnico do time, Cleo Luiz Lopes, a meta é passar para a segunda fase e ir o mais longe possível. “Sabemos que é um campeonato difícil, mas as meninas estão preparadas”, afirmou
Quanto a participação das meninas, num campeonato estadual, o Diretor Técnico, ressalta, que é um sentimento de realização. “Estamos muito felizes em oportunizar essa disputa, com tamanha importância, onde as meninas vão poder jogar com times fortes, como contra o Grêmio, por exemplo”, enfatizou.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, parabenizou Lopes, pelo seu empenho e dedicação junto a equipe. “Sabemos as vezes que os recursos são restritos, mas o Cleo nunca desistiu, com certeza estaremos bem representados no campeonato”, destacou.
Como prêmio, conforme regulamento da CBF, o time campeão disputará com outro Estado uma vaga na Série A2 (segunda divisão) do Brasileirão da categoria.
Atletas reveladas
Candiota também já exportou jogadoras. A Deise Rosa que hoje integra o time do Internacional de Porto Alegre e a Helen Viero que retorna para time João Emílio, depois de jogar pelo Pelotas (Lobas), em que foi vice-campeã sub 17.