Após proibir, por decreto, a circulação de bitrens em estradas rurais em forma de protesto para conseguir auxílio na manutenção das estradas, através das empresas que retiram madeira nos assentamentos, a Prefeitura de Candiota, por meio do Departamento de Trânsito vai intensificar a fiscalização de carretas articuladas que circulam no perímetro urbano, conforme normas estabelecidas no decreto 3526/2015.
A medida se dá principalmente para a preservação da pavimentação das vias públicas, que se deterioram pela circulação de veículos rodoviários de carga pesada, bem como pelas fortes chuvas. Segundo o departamento de trânsito, foi firmada uma parceria com a Brigada Militar, para multar os motoristas que não cumprirem com as normas de circulação.
Lembrando que no decreto, determina que fica proibida a entrada e a circulação de veículos rodoviários de carga, articulados pesados dos tipos reboque, semirreboque e múltiplo, conforme classificação apresentada na NBR 9762/2006. Transporte de carga com peso bruto total (PBT) a partir de 16.000 kg (sendo tolerado no máximo 8.000 kg por eixo), veículos transportadores de cargas perigosas, assim definidas pela ABNT, norma brasileira NBR 10004, e veículos com comprimento total acima de 14 m, nos perímetros urbanos de Candiota, exceto circulação nos seguintes corredores de transportes para carga e descarga (ficando terminantemente proibido o estacionamento por mais de uma hora):
I – Corredor de Acesso a Vila João Emílio:
-
Estrada Miguel Arlindo Câmara;
-
Estrada Francisco Xavier Ferreira;
II – Corredor de Acesso a Dario Lassance:
-
Estrada Miguel Arlindo Câmara;
-
Estrada de Acesso ao Candiotão;
-
Acesso a Companhia Riograndense de Mineração, no trecho entre as ruas Aracy Martins, Luiz Chirivino e 24 de Março;
-
Rua Luiz Chirivino.
III – Corredor de Acesso a Vila de Seival:
-
Estrada Francisco Xavier Ferreira;
IV – Estradas Municipais do Interior