O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), esteve na última semana em Brasília liderando uma comitiva em busca de recursos para combater a estiagem na região. Também estavam presentes, membros do Fórum de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate às Estiagens.
A agenda foi extensa na Capital Federal, pois a preocupação é grande, em Candiota mesmo, a produção agrícola de 2018 se perdeu devido a seca. Segundo a Emater, estima-se que os prejuízos ultrapassem a marca de R$ 15 milhões. O prefeito lembra que esta viagem acontece todos os anos, principalmente em época de emendas parlamentares, no entanto, desta vez o foco foi a estiagem.
O prefeito relata ainda, que na Casa Civil, o ministro Eliseu Padilha, que os recebeu, deu encaminhamento quanto aos pedidos solicitados, junto ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Entre eles:
– Anistia das dívidas de custeio e de parcelas das dívidas para os agricultores, relacionadas a investimentos em 2018 no Pronaf.
– Auxílio financeiro para as famílias atingidas pela seca e cestas básicas.
– Liberação de recursos para cisternas.
– Rações para gado, para, pelo menos, seis meses
– Retomada e ampliada do programa camponês
– Investimento para as famílias, sendo 15 mil por família, com rebate de 80% do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).
Santos relata que todos estão trabalhando em busca de soluções para minimizar os esfeitos da seca na região. “É um trabalho árduo, mas estamos na luta, batendo de porta em porta, esperamos que os encaminhamentos feitos na casa civil, nos dê um retorno em breve”, falou. A comitiva também passou pelos Ministérios das Cidades, de Desenvolvimento Agrário e Social e no INCRA.
Outras pautas também foram debatidas pelo prefeito em Brasília. No Ministério da Justiça, na Secretaria Nacional de Segurança Pública, em que foram recebidos também pelo Ministro Torquato Jardim, foi tratado sobre o projeto de videomonitoramento e cercamento na região, para combater o abigeato. E no Ministério de Ciências e Tecnologia, esteve visitando para tratar sobre a adesão recente ao Programa Internet para Todos.