A Prefeitura de Candiota junto com a ENGIE Brasil Energia, empresa responsável pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), entregou para a comunidade, na tarde de sexta-feira, 23, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sede do município. Essa é mais uma importante obra que vai contribuir na melhoria da qualidade da água para a população nos próximos 20 anos.
Com capacidade para distribuir 60 litros de água por segundo, uma quantidade estimada para o uso de 35 mil unidades habitacionais, esta Estação de Tratamento de Água possui uma moderna tecnologia, possibilitando melhores condições de trabalho para os operadores e saúde para a população. O complexo vai abastecer a Vila Residencial, toda a Sede do Município e parte do interior.
Presente na inauguração, o gerente da obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Marcos Figueira, destacou que este é um momento de ação. “Essa obra corresponde com o nosso compromisso de responsabilidade social com a comunidade e essa responsabilidade não é somente discurso, mas ação, que possibilitou tornar realidade a inauguração desta ETA”, falou.
O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, ressaltou a importância do dia da inauguração para o município. “Essa inauguração representa o cuidado da Prefeitura com as pessoas, a preocupação com o futuro e a segurança com a produção de água”, falou ao lembrar que esse é apenas um passo que foi dado, “ainda temos muito o que investir em distribuição, pois o nosso sistema é muito antigo, mas continuaremos trabalhando para isso”, afirmou.
A nova estação vem complementar o conjunto de ações desenvolvido pela atual administração, no sentido de assegurar a eficiência no abastecimento e produção de água no município. Outra ação é a implantação de hidrômetros nas residências, que já teve projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores e deve ser colocado em prática ainda neste ano, visando arrecadar de forma justa o valor consumido pela população.
Na inauguração, as autoridades presentes também brindaram já com a água produzida na nova ETA. “A água da nova estação já está nas torneiras da nossa população e é visível a melhoria na qualidade”, afirmou prefeito. O projeto teve valor estimado em R$ 1,8 milhão e foi viabilizado através da parceria com a ENGIE Brasil Energia e com a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).