A Secretaria de Assistência e Inclusão Social realizou na última sexta-feira, 17, uma capacitação com os educadores da Casa da Criança, dentro do Programa de Formação Continuada, ressaltando o conceito de Acolhimento Institucional, já que a Casa é um espaço de proteção provisório e excepcional, destinado a crianças e adolescentes privados da convivência familiar e que se encontram em situação de risco pessoal ou social ou que tiveram seus direitos violados.
Durante a manhã foi abordado o histórico dos abrigos no Brasil, a evolução do cuidado com o Estatuto da Criança e do Adolescente e o atendimento prestado por essas instituições.
De acordo com a psicóloga do município, Carla Aguzzi, o educador exerce um papel fundamental na vida da criança e/ou adolescente abrigado. “Pois ele contribui para o fortalecimento da autoestima e construção da sua identidade, configurando um trabalho complexo, que exige formação e investimento técnico”, afirmou.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, que se fez presente na atividade, reafirmou o compromisso com a entidade. “É preciso dar toda assistência necessária aos profissionais que trabalham lá, em breve também anunciaremos a reforma da casa da criança, que já está em processo licitatório e que dará ainda mais comodidade para as crianças que passam por lá”, falou.