Na última terça-feira, 25, foi realizada uma reunião do projeto “Melhorias Sanitárias Domiciliares”, onde o conselho de aprovação de critérios das famílias, que conta o trabalho de Assistência Social, da Secretaria de Planejamento, da Secretaria de Saúde, através da equipe do Conselho Municipal de Saúde e com ajuda da equipe de Saneamento Básica do Município, aprovou este projeto e parte do conselho foi convidado a fazer parte do projeto para registrar atividade dentro das discussões.
O projeto “Melhorias Sanitárias Domiciliares” da Funasa, que prevê a instalação de caixas d’água às famílias de baixa renda da zona urbana, já foi aprovado e todas as casas que receberam as visitas foram verificadas também se possuem banheiro sanitário, já que este Projeto ainda poderá ser abrangido para construção de banheiros, melhorando a vida das famílias de baixa renda.
Os critérios de aprovação previstos no corpo do Projeto são: não possuir caixa d’água, a casa tem que ser de propriedade do morador, possuir renda per capita caso haja somente um morador na residência (se houverem mais pessoas foi estabelecido uma renda per capita por família), estar inscrito no Cad Único do Município, ter banheiro instalado na casa e não ter sido beneficiado com programas como o “Minha Casa, Minha Vida” e outros programas sociais. Além disso também tem a prioridade para idosos, pessoas com deficiência e famílias de baixa renda que possuem crianças.
A Secretária de Planejamento, Fernanda Santos, enfatizou que o Município de Candiota foi um dos poucos municípios selecionados para receber este programa e contou que a expectativa é de que até o fim do ano o Município já possa estar entrando em Licitação com este Projeto para posteriormente começar as instalações.
Fernanda também agradeceu a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Saúde que, segundo ela, juntas formaram uma grande Equipe. “A princípio esse projeto não abrangia Candiota, pois seria para locais onde houvesse focos de dengue, mas nós buscamos nos informar e criamos um corpo técnico que possibilitou que este projeto fosse feito em uma noite, obtendo assim esta grande conquista”, contou, ressaltando que um dos grandes problemas hoje no Município é a falta de reservatórios de água.
A zona rural do Município não entrou nessa seleção por já ter sido abrangida pelo Projeto das Cisternas.