Neste domingo, 27, uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Secretaria de Turismo, acompanhados de entidades tradicionalistas e da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), estiveram em São Gabriel no 190° Encontro de Patrões, Prendas e Peões da 18ª Região Tradicionalista (RT), que aconteceu no CTG Lenços Brancos do Bom Fim.
Na oportunidade, o município propôs que em 2019 aconteça o acendimento da chama da 18ª RT em Candiota. A proposta foi aceita por unanimidade pelo presidente do MTG, Nairo Callegari e pelos municípios que integram a 18ª RT.
De acordo com o Secretário de Cultura, Sérgio Marques, o município é um grande detentor de um grande pedaço da história do Rio Grande do Sul. “E no momento essa história está adormecida dentro do cenário tradicionalista, queremos migrar para um momento de despertar e de visibilidade dentro da 18ª RT”, afirmou, ao destacar que essa conquista foi possível graças a motivação de todos que trabalharam para isso.
De acordo com a coordenadora de Tradicionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja, esse primeiro momento é de reflexão. “A partir de agora estaremos engajados nesse propósito, agora inicia o trabalho mais forte com as entidades, com a associação e comunidade tradicionalista de Candiota, para que todos tenham a informação e saibam a importância que esse evento vai trazer pro município de Candiota”, falou.
Júlia destacou ainda a importância de ter o poder executivo apoiando as atividades. “À frente da secretaria de Cultura temos um líder visionário que apesar de carioca, estuda nossa história e enxerga o tradicionalismo como forma de construção cultural dentro do município, e a questão de termos um prefeito que tem o tradicionalismo enraizado nele, faz com que todas as atividades que são propostas, serem realizadas com muito êxito”, afirmou.
A ideia é que no dia 17 de agosto, na cidade de Tenente Portela, a 18ª RT com sua comitiva acenda a centelha da chama oficial do Rio Grande do Sul. A chama virá para Candiota, onde ficará dois dias 18 ao dia 23 de agosto com programação entre as entidades tradicionalistas do município.
No dia 23 de agosto, por meio da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), a chama oficial será conduzida para a cidade de Caçapava do Sul, por ser considerada a 2ª Capital Farroupilha. Já no dia 25 de agosto, a ACC parte em direção ao Marco do Seival, com previsão de chegada para dia 31 de agosto quando cerimônia de geração da Chama da Proclamação da República Riograndense.
E no dia 1º de setembro acontece a fusão da centelha da chama Crioula oficial do RS com a chama da Proclamação da República Riograndense às 9h no marco de Seival e distribuição de chama para 18ª Região. Para concluir, do dia 1º ao dia 10 de setembro, as cidades deverão agendar o seu acendimento, finalizando as atividades no dia 11 com a distribuição da chama para o município de Candiota.