Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza que visa a imunização de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
De acordo com a enfermeira Ariadne da Costa, a Secretaria Municipal de Saúde investiu e ainda está investindo na prevenção. “Foram realizadas atividades em Escolas e no comércio local, em que os profissionais puderam sanar as dúvidas da comunidade e instruir sobre os cuidados diários que devem ser realizados, como por exemplo, o uso de álcool gel, não compartilhar itens pessoais e também a lavagem das mãos, sendo estas as medidas mais eficazes”, relatou.
No dia 04 de Maio em conjunto com o dia D de vacinação, onde todas as Unidades estiveram em funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h contando com o apoio de enfermeiros, técnico de enfermagem, agentes comunitários de Saúde, visitadores do PIM, motoristas e recepcionistas, a Secretaria de Saúde lançou a Campanha Municipal de Imunização, uma ação alinhada ao Ministério da Saúde visando evitar a propagação de doenças.
Segundo o secretário de Saúde, Gil Deison Lopes Pereira, a equipe adotou uma ideia que foi conhecida no 31º Congresso do COSEMS que aconteceu de 22 a 25 de maio na Cidade de Bento Gonçalves/RS, que é o uso de óculos 3D para as crianças. “Dessa maneira auxiliamos na desmitificação da vacinação para as crianças, a iniciativa ainda precisa ser aprimorada, porém já resultou em bons números e momentos para os pequenos”, salientou.
Segundo a estimativa do Ministério, 3.035 pessoas deviam ser vacinadas até o fim da campanha que se encerrou dia 31 de maio, mais uma vez Candiota alcançou altos índices na cobertura geral, ultrapassando a meta do Ministério que era de 90%, com um total de 3.321 doses aplicadas no público-alvo atingimos 109%, a equipe também realizou 50 (cinquenta) doses nos servidores da Vinícola Miolo, 30 (trinta) na Empresa Zandoná, 60 (sessenta) na UTE Pampa Sul, ainda com estoque as vacinações seguem para o publico em geral. A Vacina da Gripe Influenza não faz parte da Carteira de Vacinação, desta maneira não está disponível durante o ano inteiro.
Com o fim da Campanha, a Secretaria segue com a Campanha Municipal de Imunização desenvolvendo ações de promoção de saúde.
Entendendo a Campanha Municipal de Imunizações
Pesquisas apontam que práticas consideradas simples, como o soro caseiro e vacinas são as que tem maior impacto na preservação da vida, desta maneira a Secretaria frisa a importância da vacinação, mesmo perante doenças erradicadas, como o sarampo e poliomelite.
A Campanha é uma iniciativa municipal, que tem por objetivo o fortalecimento da prevenção através da humanização das salas de vacina – atividades e decorações lúdicas, entrega dos “Certificados de Coragem”, óculos 3D – e promoção do acesso, com medidas como a vacinação “in loco” na UTE Pampa Sul e horário estendido, garantindo aos trabalhadores acolhimento necessário. Além das atividades de Educação Permanente em Saúde que buscam informar a comunidade sobre a disponibilização de vacinas e sobre a importância destas na precaução de doenças associados aos cuidados diários de higienização pessoal e de alimentos.