Este ano, a edição da Semana do Meio Ambiente que ocorreu de 5 a 7 de junho, contou com novidades e um diferencial: a programação se estendeu até a noite, para contemplar os alunos que estudam em período noturno, ampliando a participação dos estudantes.
Também foi promovida uma trilha ecológica com o grupo de idosos no Parque de Conservação do município. Segundo a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Cristiane Cechini, o projeto vai se estender para as escolas. “As escolas que tiverem interesse podem nos procurar para agendarmos”, relatou.
A gincana ecológica também foi uma das novidades desse ano, em que os alunos arrecadaram garrafas pet e tampinhas que serão utilizadas em oficinas artesanais para confeccionar ornamentação pro natal, projeto em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, secretarias de Obras, de Cultura, Esporte e Juventude e de Turismo.
Durante o evento, foi lançado o projeto da Copelmi e Quinta da Estância “Candiota Sustentável”, que será desenvolvido nas comunidades escolares por um ano, em parceria com a Secretaria de Educação e Meio Ambiente.
E por fim, também foi lançada uma parceria com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), para recolhimento de lixo eletrônico. A ação vai ocorrer até o dia 15 desse mês. O prefeito Adriano Castro dos Santos, que participou da abertura enalteceu a importância do evento. “Atividades como essa nos sensibilizam e nos motivam a ser melhores para com o meio ambiente, estamos no caminho certo, plantando a sementinha em nossos estudantes”, afirmou.
Cristiane, agradeceu toda a equipe do meio ambiente e os patrocinadores do evento: Bripav, Copelmi, Fagundes, Meioeste Ambiental e Star Service.