Medidas paliativas estão sendo tomadas até o processo se concretizar
A via principal que liga os bairros do município, a Estrada Miguel Arlindo Câmara, sofreu danos significativos devido as últimas chuvas fortes que atingiram o Sul. Com isso, a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Obras, realizou mais uma operação de manutenção da MAC, para amenizar os estragos e melhorar a qualidade do tráfego.
Na última operação, realizada ainda no mês de julho foram aplicados 600 sacos de asfalto frio nos trechos mais atingidos, com essa quantia foi possível chegar até o pisto do Nico. Mais 600 sacos estão sendo solicitados para que a manutenção possa chegar até a Vila Residencial.
No entanto, cumprindo o compromisso de revitalizar trechos da MAC, nas próximas semanas, a Prefeitura deve abrir licitação para mais uma grande obra na estrada. Os trabalhos a serem feitos são a correção das deformações plásticas existentes, a limpeza geral do pavimento existente, pintura de ligação sobre o pavimento e reperfilagem. No total a extensão a ser pavimentada é de 2.473,20m em uma área total de 18.549,00m².
O valor da obra ainda não foi divulgado, porque o projeto ainda não está concluído, mas segundo o secretário de Obras, Artêmio Parcianello, estima-se que o valor da recuperação deve se aproximar de R$ 1 milhão. Para a execução da obra, serão utilizados recursos oriundos do financiamento do município com a Caixa Econômica Federal.
O Prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, destaca que essa é uma construção coletiva. “Essa pauta foi debatida com a comunidade, priorizada pelos delegados da Gestão Participativa (GP) que têm um trabalho importante dentro do nosso governo, pois eles atuam constantemente nos fiscalizando e nos auxiliando na construção das nossas propostas”, falou.
O Chefe do executivo lembra ainda, que desde o início do governo, o que nunca tinha acontecido em Candiota, foi definido de forma veemente que não seria discutida a titularidade da MAC. “Pois passamos a investir energia para resolver o problema da trafegabilidade e não ficar debatendo quem seria o dono da via”, afirmou o prefeito.
Este serviço será realizado nos seguintes trechos: frente da CGTEE (do redutor de velocidade em direção a Vila Residencial), frente a portaria dos alojamentos da Global, passando a curva do Posto do Nico em direção a Vila Residencial, final do reparo da Astrogildo Sobrosa em direção ao trevo de Dario Lassance, Posto da Antena entre um reparo e outro, reparo em frente ao Posto da Antena em direção a Vila Operária, curva próxima a linha de transmissão em direção a Vila Operária, reparo da Vila João Emílio em direção a Dario Lassance, reparo em frente a parada de ônibus da Vila João Emílio até a ponte do Arroio Candiota, Ponte do Arroio Candiota em direção a Vila Operária, viaduto em direção a Vila Operária, Vila São Simão entre um reparo e outro, reparo da Vila São Simão em direção a Vila Operária e Silos da Estância Dona Ainda em Direção a Dario Lassance.