A empresa Quinta da Estância, executora do Projeto SSM Candiota Sustentável, que é realizado em parceria entre a Secretaria de Educação e Copelmi, está finalizando no município, colhendo bons frutos.
Um dos responsáveis pelo projeto, Rafael Sittoni Goelzer, relatou que foi feito o fechamento da pesquisa de avaliação do Projeto SSM Candiota Sustentável e os resultados foram surpreendentes. Segundo Goelzer a pesquisa com os professores que participaram efetivamente das oficinas realizadas com seus alunos apontou uma aceitação e avaliação de 100% entre Ótimo e Bom.
“Na pior pesquisa tivemos 97% de ótimo e apenas 3% de bom, sendo 0% de regular, ruim e péssimo, muito acima de uma média normal de um novo projeto educacional que normalmente gira entre 60% a 70% entre bom/ótimo e 20% a 30% de rejeição”, explica Goelzer.
Os professores das escolas participantes dos projetos também deram avaliações positivas para o SSM Candiota Sustentável. Para a professora Sandra Blois, da Escola Municipal Infantil Odete Lazzare Corrêa, o projeto foi bem-aceito pelos alunos. “O projeto foi muito bom, pois os alunos interagiram intensamente da oficina levando ao seu dia a dia os aprendizados aqui oferecidos”, contou Sandra.
A professora Adriane Wollmann, que é diretora da Escola Municipal Santa Izabel, além de achar um projeto importante, afirma que o modo trabalhado chamou a atenção das crianças em sala de aula. “O tema proposto no projeto vem de encontro dos objetivos trabalhados pela turma, em sala de aula. A dinâmica de trabalho adotada pelo oficineiro prende a atenção dos alunos, pois traz o concreto e materiais do meio em que o aluno está inserido”.
De acordo com Rafael Sittoni Goelzer e com a Secretária de Educação do Município, Giselma Pereira, já está sendo realizado visitas em todas as escolas municipais para a checagem dos resultados obtidos com o projeto, é a divulgação da escola vencedora. “Vamos divulgar quem venceu na próxima quinta-feira, 21, as 15hs, na abertura da Feira de Ciências da cidade, esta ganhará o troféu e uma passeio educacional completo na Quinta da Estância em data a ser marcada pela direção”, contou Giselma.
Segundo Goelzer foram 120 oficinas e 20 saídas de campo com participação de todas as escolas do município, sejam municipais, estaduais ou creches particulares. “Depois de tudo isso, a escola vencedora vai ser a que desenvolveu o maior e mais abrangente projeto de mudança na sua comunidade no prazo de 30 dias”, explicou.
O “Candiota Sustentável, um aprendizado vivencial”, tem amplitude de atuação em todos as 20 escolas situadas no Município, atingindo diretamente o público de 2.088 alunos e o maior objetivo do projeto é a sensibilização e conscientização das comunidades escolares do município, abordando questões ambientais, visando uma educação para a sustentabilidade.