As instruções com os professores de música já começaram
O pontapé inicial para a fase municipal da 24ª edição do Canto Moleque já começou de forma bem efetiva nas escolas de Candiota. A ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é uma iniciativa do Gabinete da primeira-dama e conta com a parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Secretaria de Educação.
Para esta fase, mais de 145 jovens estão inscritos e agora participam das oficinas de canto e de presença de palco com os músicos Alexandre Brose e Augusto Maradona. Neste ano, a novidade é a categoria pré-mirim – que abrange crianças de 5 a 9 anos. “Foi uma grande e satisfatória surpresa a categoria pré-mirim – que foi acrescentada no festival este ano e lidera as inscrições para participar”, contou a coordenadora de Tradicionalismo, Julia Graziela Azambuja.
Conforme repassado ao TP, as aulas intensivas começaram na última quinta-feira (17) e a equipe que coordena o projeto já esteve nas escolas Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), Neli Betemps e 8 de Agosto para que os alunos passem a receber as instruções.
De acordo com o regulamento, as próprias escolas realizarão suas seletivas junto aos oficineiros e os que passarem vão para um segundo momento que é a fase municipal do Canto Moleque, que acontece dia 08 de novembro. O Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, diz que sente-se gratificado ao chegar nas escolas e encontrar as crianças ansiosas pelo início das oficinas.
“Temos certeza que será mais um ano de muitas descobertas de novos talentos e claro, muita emoção neste palco mágico do Canto Moleque. Já apareceram novos talentos que irão encher de orgulho não só suas respectivas escolas mas toda Candiota. Será um belo Festival.” afirmou o secretário.
Para Julia Graziela Azambuja, coordenadora de Tradicionalismo, o projeto o qual também coordena tem muito a ser comemorado e explorado. “Candiota ganha o maior presente em edição cultural que poderíamos ter neste momento, pois a música além de educar traz às crianças e aos jovens um novo modo de ver a felicidade tanto interior quanto exterior”, disse.
SELETIVA ESCOLAR – O Canto Moleque nas Escolas já tem sua fase final marcada para o dia 8 de novembro, às 14h, no Ginásio de Candiota. Na oportunidade, além dos 16 participantes selecionados para a etapa municipal, acontecerá a escolha da corte das soberanas do Canto Moleque de 2020. Até o momento, a informação é de que 10 meninas já se inscreveram para participar.
SAIBA MAIS – Os 16 participantes selecionados seguirão tendo aulas com os oficineiros durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Além disso, os quatro melhores colocados no município vão representar Candiota no 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
*Texto Jornal Tribuna do Pampa