É a primeira vez que a rodovia recebe investimentos desse porte, desde que o município foi emancipado
Cumprindo a promessa de recuperar trecho a trecho da principal via de acesso no município de Candiota, a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), o prefeito Adriano Castro dos Santos assinou nesta quarta-feira, 23, a homologação da empresa Bripav, que foi a única que compareceu no processo licitatório para a recuperação da MAC.
Nesta segunda etapa de recuperação serão investidos R$ 994.528,55, contemplando 14 trechos escolhidos pela comunidade por meio do Programa Gestão Participativa, junto à equipe técnica da Secretaria de Obras que elaborou o projeto.
Para anunciar a novidade junto ao ato de homologação da empresa, o prefeito reuniu secretários, vereadores da base e delegados da Gestão Participativa. No entanto, o contrato será assinado nesta sexta-feira, 25. De acordo com o diretor da empresa, Éverton Robson de Santos, na sexta também será feita uma reunião de produção com a equipe para já apresentar o cronograma de trabalho.
Na ocasião, o chefe do executivo destacou que o recurso é oriundo do financiamento que o município fez, o FINISI. “Quando fizemos o financimento já tínhamos acordado um valor para destinarmos à MAC e agora vamos fazer algo inédito para nossa via, construído junto com a população, porque parte dos delegados da GP estiveram juntos, escolhendo os pontos que irão receber a recuperação”, relatou o prefeito.
O secretário de Obras, Artêmio Parcianello, que por muito tempo atuou à frente do Gestão Participativa enfatizou: “o que estamos fazendo é justamente o olho da comunidade que definiu e nós como executivos vamos apoiar a posição da comunidade”. Ele destacou ainda que o projeto vai contribuir para minimizar a quantidade de operações tapa buracos. “Com certeza daremos uma solidez nos trechos em que será feita a recuperação”, afirmou.
O morador da Sede do Município, Carlos Alberto Aquere, que na ocasião estava representando sua esposa que é delegada do GP, destacou que Candiota está progredindo. “O trabalho de todos nós aqui entre governo, comunidade e nossos colegas delegados foi uma união muito importante para o nosso município. Eu vejo pra mim, que Candiota cresce bastante, as pessoas se engajam por um boa causa, então eu acho que foi muito importante a nossa participação”, afirmou.
Confira os trechos a serem recuperados:
Trecho 01 – Frente da CGTEE (do redutor de velocidade em direção a Vila Residencial) – Extensão: 125 m;
Trecho 02 – Frente a portaria dos alojamentos da Global – Extensão: 30 m;
Trecho 03 – Passando a curva do Posto do Nico em direção a Vila Residencial – Extensão: 90 m; – Trecho 04 – Final do reparo da Astrogildo Sobrosa em direção ao trevo de Dario Lassance – Extensão: 125 m;
Trecho 05 – Posto da Antena entre um reparo e outro – Extensão: 157,50 m;
Trecho 06 – Reparo em frente ao Posto da Antena em direção a Vila Operária – Extensão: 220,00 m
Trecho 07 – Curva próxima a linha de transmissão em direção a Vila Operária – Extensão: 168,30 m
Trecho 08 – Reparo da Vila João Emílio em direção a Dario Lassance – Extensão: 150,00 m;
Trecho 09 – Reparo em frente a parada de ônibus da Vila João Emílio até a ponte do Arroio Candiota – Extensão: 343,30 m;
Trecho 10 – Ponte do Arroio Candiota em direção a Vila Operária – Extensão: 440,00 m;
Trecho 11 – Viaduto em direção a Vila Operária – Extensão: 267,70 m;
Trecho 12 – Vila São Simão entre um reparo e outro – Extensão: 67,30 m;
Trecho 13 – Reparo da Vila São Simão em direção a Vila Operária – Extensão: 89,10 m;
Trecho 14 – Silos da Estância Dona Ainda em Direção a Dario Lassance – Extensão: 200,00 m;