No dia 14, foi realizada uma reunião entre as secretarias municipais de Agropecuária, Educação, Planejamento e Finanças, além da Emater, Cooptec e agricultores para debater o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar do município.
Na oportunidade foi apresentada a chamada pública que foi publicada para que os produtores possam se organizar e apresentar os projetos para participação no processo. Além disso foram debatidas também questões relacionadas a organização da produção dos alimentos, transporte dos produtos e o funcionamento da compra que será realizada pelo município.
Conforme acordado na reunião, os técnicos da Emater, entregaram para a prefeitura, nessa quarta-feira, 15, o projeto do Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE). Conforme o projeto, no município serão seis famílias que ofertarão 20 tipos de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
O técnico da Emater, Humberto Alves, destaca que este Programa visa o fomento e a melhoria da qualidade da alimentação da comunidade escolar. “Desta forma aumenta a participação de Agricultores Familiares no fornecimento de gêneros alimentícios, buscando além da diversificação da alimentação escolar, melhorar a renda das famílias via esse importante mercado”, falou.
O secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, enfatiza que a compra de produtos diretamente da agricultura familiar pelo município é de suma importância. “Além de ser uma alternativa de renda a mais para as famílias do campo, os alunos da rede municipal terão a sua disposição um alimento saudável, uma vez que, os produtos fornecidos pelos produtores são na sua grande maioria orgânicos”.