
Esta segunda-feira (17), foi marcada pela abertura do ano letivo da rede municipal de ensino em Candiota. Com a presença de diversas pessoas, o encontro realizado no CTG Candeeiro do Pago contou com emoção, palestra e atividades para todos os participantes. A mesa de autoridades foi composta pelo secretário de Educação, Michel Feijó, vice-prefeito, Marcelo Gregório, vereador Gildo Feijó, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Ana Paula Castro, e representando o deputado estadual Paparico Bacchi, Juliano Corrêa.
A presidente do CME, Ana Paula, desejou um ano de muito trabalho e que seja possível cumprir com todos os objetivos. “Que tenhamos na prática aquela palavra que a gente tanto usa na teoria, empatia”, disse ela.
O secretário Michel cumprimentou e agradeceu a presença de todos, falando também sobre o desafio de estar à frente da Secretaria, mencionado que esta é uma das maiores dentro do município. Ainda, ele falou sobre a importância de ter profissionais qualificados, e solicitou a realização do concurso público. “Realizamos muitas obras físicas, mas precisamos avançar na área pedagógica, e isso precisa ser feito através do concurso público”.
Representando o Legislativo candiotense, o vereador Gildo usou o seu espaço de fala para ressaltar o poder do ensino, enfatizando o trabalho realizado pelos professores dentro das escolas. “Eu sou um grão de areia no meio do deserto, mas o pouquinho que eu sou, devo aos professores que me ensinaram”.
Em seu discurso, Marcelo Gregório, que representou o prefeito Luiz Carlos Folador, que estava em outra atividade, reforçou a admiração que tem pelos professores, relembrando alguns de seus momentos como estudante. Ainda, ele afirmou que o concurso na área da educação é compromisso do atual governo. “O prefeito já assumiu o compromisso, e agora eu também estou assumindo publicamente com vocês”.
Antes do início da palestra com Rogério Gava, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), preparou uma homenagem para a diretora da Escola Santa Izabel, localizada no interior do município, Ariane Souza, que está afastada no momento em razão da licença-maternidade. O momento foi carregado de emoção e carinho dos colegas pela professora, que participou do encontro juntamente com seu filho, o pequeno Anthony. Além disso, a equipe aproveitou para apresentar os diretores que irão comandar as escolas municipais durante este ano de 2025.