O município de Candiota ganhou um final de semana extra de atividades culturais para toda a família em três localidades distintas. Complementando o Carnaval Fora de Época, o bairro Seival e o assentamento Paraíso tiveram também suas próprias festividades de folia e, além disso, a Sede do Município contou com o Circuito de Música Dércio Marques – Dandô.
O primeiro Baile de Carnaval do assentamento Paraíso, realizado pela Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Turismo e com apoio da Rádio Terra Livre, foi o evento de abertura do que se pode chamar de um final de semana cultural. A festa aconteceu na última sexta-feira, 15, na Sede da Comunidade da localidade e teve início às 22h30 com show da Banda Recanto, que animou os foliões.
De acordo com o Secretário de Turismo, Fabiano Aquere, esse foi um compromisso firmado com a comunidade no ato de inauguração do prédio, em novembro do ano passado. “Cumprindo com o prometido levamos essa festa para lá, para que a comunidade do interior pudesse ter uma festa própria”, afirmou.
No sábado, 16, a comunidade de Seival também teve seu próprio Carnaval Fora de Época na Praça de Seival, e teve início às 20h, também com animação da Banda Recanto. O Presidente da Associação, Denilson Aquere, comentou que o evento foi bem recebido pela comunidade e contou com cerca de 300 pessoas. “Muitas famílias participaram e se divertiram na noite de sábado, então nosso objetivo foi alcançado com um evento maravilhoso”, afirmou Aquere.
Encerrando o final de semana cultural com chave de ouro, no CTG Luiz Chirivino, na Sede do Município, aconteceu o Dandô, uma caravana musical, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, e teve início em 2013, com shows em cidades pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Aqui no município, o evento contou com apresentação de Cardo Peixoto e Jackson Barreto e Alexandre Barreto como anfitriões.
O principal objetivo da caravana é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de várias regiões criando um intercâmbio e também gerando novas plateias.
O prefeito Adriano Castro dos Santos que se fez presente em todas as atividades junto a sua família, enalteceu a importância de momentos culturais em outras comunidades. “É uma forma de valorização em locais de difícil acesso, com certeza foram festas voltadas para a família candiotense”, afirmou.