O processo de seleção acontecerá no dia 4 através de sorteio
Nos próximos dias deve iniciar a seleção dos jovens que participarão da Orquestra Filarmônica em Candiota. O projeto social é fruto de um convênio entre o município e a Eletrobras devido a obra de interligação de rede elétrica Brasil-Uruguai.
Nesse primeiro momento o projeto deverá contemplar 44 jovens das escolas do município. A seleção será feita por meio de sorteio. Conforme explica o coordenador do projeto, Joab Muniz, as inscrições devem ser feitas por instrumento. “Cada jovem se inscreve para aquele que tiver mais afinidade”. Muniz destaca, que para alguns é necessário ter uma idade mínima também. “Alguns instrumentos são mais pesados e maiores e requer uma certa idade para a criança conseguir manusear”, explicou.
As inscrições acontecem no dia 2 de julho, através de uma visita da equipe da cultura nas escolas, já o sorteio ocorre no dia 4. O projeto deve contemplar jovens de 11 a 20 anos. Já as aulas devem iniciar no dia 23 de julho, na Escola Estadual Dario Lassance, a partir das 18h, de segunda a sexta-feira. A ideia é que os dias sejam divididos em aulas práticas e teóricas de conhecimento do instrumento.
O prefeito Folador enfatiza que o projeto vai além de proporcionar uma atividade diferenciada para a juventude do município, “pois a formação musical contribui para o desenvolvimento intelectual, proporcionando assim uma maior aptidão em multitarefas em diversos segmentos”, falou.
A Secretaria de Cultura é quem coordena o projeto junto a Eletrobras.