

Na tarde desta quarta-feira (5), o prefeito Luiz Carlos Folador, recebeu a moção de apoio enviada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em relação a prorrogação dos prazos relacionados à continuidade da operação da Usina de Candiota, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento regional e a manutenção de empregos na região.
A Azonasul, que representa 23 municípios da região sul do Estado, reforça que a moção foi aprovada por maioria no último dia 31 de janeiro, quando aconteceu a tradicional reunião durante a 41ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), na cidade de Pinheiro Machado. O documento enviado, também cita a preocupação do prefeito de Candiota e demais cidades da região, ressaltando os impactos econômicos e sociais diante da descontinuidade da Usina. “Diante do exposto, os prefeitos da Azonasul, deliberaram e aprovaram, por maioria, esta moção de apoio solicitando ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, que reavaliem o veto em questão para evitar tamanhos impactos financeiros e sociais na região e mantenham a operação da Usina Termelétrica Candiota 3, garantindo a segurança energética da região e a preservação dos empregos”, consta em parte do documento, que foi assinado pela ex-prefeita de Pelotas e atual presidente da Associação, Paula Schild Mascarenhas.
Sobre a moção, o prefeito Folador agradeceu a presidente Paula e os demais prefeitos que aceitaram e apoiaram, dizendo que todos trabalham pelo desenvolvimento para manter as crianças nas escolas, política de emprego e renda para o desenvolvimento, arrecadação de impostos e manutenção das famílias. “Estamos nos preparando para uma grande audiência no próximo dia 12, às 16h30, em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nosso governador e diversas lideranças da região e do Estado, para que possamos reivindicar aquilo que nos é de direito, não estamos pedindo nem mais e nem menos do que merecemos”, destacou ele.
Ainda, Folador disse que outros municípios também estão fazendo moção de apoio, citando que ninguém tem que perder para que alguém possa ganhar, “o município tem que ganhar, a região tem que ganhar, o Estado e o país têm que ganhar, mas neste momento nós só estamos perdendo, desde o dia 31 de dezembro, quando a Usina foi fechada. Candiota, Aceguá, Bagé estão perdendo”, disse ele, mencionando também todas as empresas.
Ao finalizar, o prefeito falou que agora irão de forma educada e respeitosa, mas firme, junto das autoridades federais, do presidente da República e seus ministros, deputados e senadores, para que no dia 12 saiam com uma resposta. “Já andamos mais de quatro anos, lutando e caminhando. Agora vamos lá, mas firmes. Já tivemos centenas de reuniões, agora é Medida Provisória, é lei no Congresso aprovada por unanimidade e a Usina reaberta, para que a gente possa recuperar tudo o que já perdemos”, concluiu.