Nessa última quinta-feira, dia 27, profissionais da saúde se reuniram nas Conferências realizadas no Centro de Eventos do município. Sendo a 3ª Conferência Municipal da Saúde que visa estabelecer prioridades para o plano municipal, com vigência de 2018-2021 e a 1ª de Vigilância em Saúde com o tema: Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e defesa de um SUS de qualidade.
Participaram da mesa de abertura do evento, o técnico da saúde, da 7ª Coordenadoria Regional da Saúde, o Willian Rodrigues, a vereadora Andreia Rangel, representando o legislativo, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hulda Alves, o Secretário de Saúde, Gil Deison Lopes Pereira e o prefeito Adriano Castro dos Santos.
Durante a sua fala, o secretário da pasta, Pereira, declarou que essa é uma data para que a sociedade possa conversar sobre a saúde do município. “Quando a comunidade se une e discute possíveis propostas é que acontece a transformação”, falou ao ressaltar também a qualidade da equipe técnica do município, “temos ótimos profissionais que levam o melhor da nossa saúde para os nossos munícipes”, afirmou.
Na oportunidade o prefeito agradeceu a Engie, por sempre apoiar as ações do município e lembrou que todas as políticas adotadas no município são construídas através de debates coletivos e que o resultado é sempre positivo. “Destacamos também que a nossa saúde está muito bem contemplada pelos nossos profissionais, com certeza, tiraremos daqui bons frutos”, comentou.
Após a abertura oficial do evento, o diretor da empresa Innato Sistemas de Gestão, Max Martin, apresentou o programa de monitoramento dos indicadores de saúde da UTE Pampa Sul. Na sequência aconteceu a palestra “Repensando a Atenção Básica”, ministrada pela Diva Urdangarin.
Já dentro da temática de vigilância em saúde, aconteceu uma roda de conversa, leitura do regimento da conferência, trabalho em grupos para a escolha de demandas e eleição de delegados.